6.6.06

Utensílios para forno

Travessas, panelas e recipientes para assar, que suportam altas temperaturas e servem como condutores de calor têm usos específicos. Muitos são decorativos e podem ir a mesa.



· Caçarolas: ferro, barro e porcelana são materiais com o quais usualmente se fazem caçarolas fundas, com tampa, com uma ou duas alças. Algumas são refratarias e podem ser usadas diretamente no fogo.

· Terrinas: em geral são de barro e ovais, tem tampas com orifícios e laterais retas. São usadas para cozinhar pratos a base carne moída ou picada.

· Pratos de suflê: são pratos redondos. Com paredes retas (verticais), feitos de vidro, porcelana ou de pedra e tradicionalmente canelados. O fundo não vitrificado faz com que o calor penetre rapidamente.

· Ramekins: tigelinhas para suflês individuais que também servem para assar manjares e pudins.

· Travessas para gratinar: largas e rasa, com paredes retas ou levemente inclinadas, e com asas. Geralmente são refratarias, podendo ser usadas no dourador ou no forno, assando pratos com cobertura crocante.

· Fôrmas de metal: retangulares ou ovais, com base chata, paredes verticais ou levemente inclinadas, usadas para assar carne ou outros pratos que vão ao forno. Fôrmas fundas em geral vêm com suporte.

· Grades, suportes: usados principalmente para que a gordura e os sucos das carnes sendo assadas escorram embaixo, na assadeira; estas grades com pés podem ser ovais ou retangulares.

· Espetinhos de metal: compridos e finos, pontiagudos para atravessar pedaços (porções) de carnes e legumes; servem para fazer espetinhos, espetar batas assadas e verificar se o assado esta no ponto.

Nenhum comentário: